terça-feira, 19 de novembro de 2013

Médicos sem REVALIDA - A Gastança com o Governo de Cuba e as misérias do SUS




Para os fanáticos que ainda defendem veementemente a "necessidade" do Brasil importar médicos estrangeiros. Uma historinha do cotidiano de consultório:

Acabo te atender aqui um paciente de 70 anos, que faz acompanhamento comigo por Hérnia de Disco Lombar. 
Sabe-se hoje em dia que o tratamento não invasivo e biomecânico da coluna vertebral consegue resultados excelentes, sem a necessidade de uso crônico de nenhuma medicação. Para isso são necessários cuidados cotidianos com a postura vertebral, com a mudança dos hábitos de vida e evitar fatores agressores ao quadro clínico. 
Esse paciente, apesar da idade e da lesão vertebral, vinha muito bem, sem uso de medicação, apenas com as medidas biomecânicas.
Ele mora em uma pequena cidade vizinha da região (o paciente me pediu para não detalhar onde com medo de represálias - olhem aonde chegamos). 

Pois bem, além de tratar-se comigo, faz tratamento oftalmológico pelo SUS no Hospital da UNESP Botucatu (excelente referência). 
Porém, o transporte de seu município de origem à Botucatu (cerca de 2 horas de viagem) foi feito com ambulâncias de "pequeno porte", diferentes dessas aí da foto (Parati, Space Fox, entre outras ditas "peruas" ou Space Wagon). Esse tipo de transporte já não seria adequado nem se fosse feito só com o paciente na maca e uma acompanhante, visto a impossível acomodação minima dentro do veículo. Pior ainda, essas prefeituras acumulam 5 pacientes e os coloca na parte traseira do veículo e fazem o transporte (que por sinal é irregular - transporte coletivo somente deve ser feito em ônibus, micro ônibus ou vans). 
Resumindo, o "governante" trata seus eleitores e "contribuintes" verdadeiramente como porcos (sim, é essa a palavra mesmo), empilhando-os dentro de um veículo que não é destinado para esse tipo de serviço. E vocês sabem que a Polícia Rodoviária nem se atreve a parar uma ambulância, ou seja, sem chance de fiscalização. 

Resultado, 2 dias após a "viagem", o paciente vem aqui com crise aguda de Lombociatalgia pela péssima acomodação em uma viagem dessas.

Parabéns aos nossos governantes por tratarem seus eleitores e contribuintes como PORCOS (sim, porque uma pequena ambulância carregando empilhados no compartimento traseiro 5 pessoas, mais me parece com um chiqueiro).

Parabéns a você que defende que as misérias do SUS devem ser atribuídas aos 400 mil médicos brasileiros, e não à completa falta de estrutura mínima e a completa falta de vergonha e de caráter de quem gerencia isso.

Parabéns ao SUS por fazer mais e mais vítimas a cada dia.
Enquanto isso (na foto) vemos onde o descaso com o dinheiro público vai parar.

Chega de hipocrisia, mentiras e populismo. A realidade da saúde pública brasileira é essa, e não a história da carochinha contada pelo Ministro da Saúde (ou seria da doença). E isso tudo acontecendo aqui no interior de SP.....imagina nos chamados "confins" do Brasil.
Paulistas: Muito cuidado ao eleger o Padilha governador de SP ano que vem. As coisas (com o PT em cena) sempre podem piorar, e muito!